Quantcast
Channel: Blog de Cinema » Sean Dunne
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

FESTIVAL DE TRIBECA-2013 – o vencedor, THE ROCKET

0
0

Antes mesmo do final do festival foram anunciados os vencedores das principais categorias em competição. O longa australiano The Rocket, de Kim Mordaunt, e o documentário The Kill Team, de Dan Krauss, foram os grandes vencedores. Ambos os filmes foram dirigidos por estreantes. O pequeno não-ator Sitthiphon Disamoe foi consagrado como o melhor ator. A premiação foi bem dividida e nenhum filme ganhou grande destaque

Fachada do Cinema sede do Festival de Tribeca, bairro de Nova York

Fachada do Cinema sede do Festival de Tribeca, bairro de Nova York

Antes mesmo do final do festival de Tribeca, que termina nesse domingo, 28 de abril, os vencedores já foram anunciados. Embora desconcertante, isso não é de se estranhar, considerando que Tribeca nunca seguiu os padrões verificados em outros eventos desse tipo. Nessa edição não seria diferente. Prova disso é a lista de laureados nas categorias principais, a qual inclui dois cineastas estreantes e um pequeno não-ator (se é que essa categoria ainda faz sentido). Bastante dividida, a premiação não destacou nenhum filme em particular.

Na competitiva para obras de ficção, o filme vencedor foi o australiano The Rocket, do estreante Kim Mordaunt, que conta a história de um pequeno garoto que procura superar as difíceis condições sociais a que sua família está submetida, dando-lhe a perspectiva de um futuro melhor. Rodado no Laos, um dos países mais pobres do mundo, o filme ganhou não apenas na categoria de melhor filme, mas também arrebatou o prêmio de melhor atuação masculina, concedido ao pequeno Sitthiphon Disamoe, que leva para seu país natal (Laos) não apenas os U$$ 2,5 mil dólares do prêmio, mas a perspectiva de uma carreira promissora no campo da sétima arte.

The Rocket: melhor filme de ficção do festival

The Rocket: melhor filme de ficção do festival

Já entre os documentários, o vencedor foi o impactante The Kill Team, do também estreante Dan Krauss, que aborda a absurda história de um esquadrão da morte formado por soldados americanos no Afeganistão, o qual, segundo denúncias da imprensa, matava cidadãos inocentes por pura diversão. É curioso que um filme dessa natureza tenha sido premiado num festival cuja realização foi inspirada pelos atentados de 11 de setembro de 2001, em Nova York, e que teve como desdobramento imediato a ocupação do Afeganistão por parte dos Estados Unidos, o que, de certa forma, vai na contramão da tendência de glorificação do exército americano verificada nos meios de comunicação americanos.

The Kill Team: a loucura da guerra em destaque

The Kill Team: a loucura da guerra em destaque

A vitória dos filmes não coincidiu com a consagração dos seus diretores. Quem levou os prêmios da categoria foram Sean Dunne, por Oxyana e Emanuel Hoss-Desmarais, por Whitewash. Na realidade, a premiação foi bastante dividida, e quase nenhum dos longas em competição ganhou mais do que um prêmio. Talvez para os brasileiros a novidade mais relevante tenha sido a confirmação da primeira edição do Festival de Tribeca do Brasil, que será realizada no Rio de Janeiro, em 2014, após a Copa do Mundo. Não obstante não siga os padrões dos grandes festivais, verifica-se que as obras premiadas em Tribeca, como sói ocorrer em eventos desse porte, privilegiam temáticas que tocam o público norte-americano. Infelizmente, nenhum dos filmes apresentados ainda tem previsão de lançamento no Brasil.

Confira a lista completa dos vencedores:

Melhor Filme
The Rocket, dirigido por Kim Mordaunt (Austrália)

Prêmio especial do Júri
Stand Clear of the Closing Doors, direção de Sam Fleischner;

Melhor Ator
Sitthiphon Disamoe, por The Rocket

Melhor Atriz
Veerle Baetens, por The Broken Circle Breakdown

Melhor Fotografia
Marius Matzow Gulbrandsen, por Before Snowfall

Melhor Roteiro
The Broken Circle Breakdown, escrito por Carl Joos e Felix van Groeningen

Melhor Diretor estreante
Emanuel Hoss-Desmarais, por Whitewash

Menção especial do júri
Harmony Lessons, dirigido por Emir Baigazin

Melhor documentário
The Kill Team, dirigido por Dan Kraus

Menção especial do júri documentário
Oxyana, dirigido por Sean Dunne

Melhor Edição de documentário
Let the Fire Burn, editado por Nels Bangerter

Melhor Diretor de documentário
Sean Dunne, por Oxyana

Confira o trailer de The Rocket.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

 

O post FESTIVAL DE TRIBECA-2013 – o vencedor, THE ROCKET apareceu primeiro em Blog de Cinema.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images

Trending Articles





Latest Images